09/10/2020

Licenciamento MG 2021: Como funciona? Veja aqui consulta!

Por NBB66w5XEg

O licenciamento MG 2021 causa dúvida mesmo em quem já tem um veículo há bastante tempo; como ele é importante, porém, é necessário aprender mais sobre esse imposto. Com o licenciamento MG, você tem meios de deixar seu veículo pronto para circular pelas cidades mineiros sem riscos de apreensão.

Apesar de ser uma obrigatoriedade fiscal, o licenciamento MG também tem outras finalidades, como a de proteger os pedestres, passageiros e motoristas de diversos riscos ocasionados por veículos que não estão em boas condições.

Licenciamento MG

Os proprietários de veículos, quando pagam o licenciamento MG, colaboram para que as concessionárias que cuidam das rodovias sejam pagas, para que semáforos sejam instalados e diversas outras melhorias ocorram.

Além disso, a segurança no trânsito fica maior com o licenciamento porque não é qualquer veículo que recebe esse documento: somente aqueles que são vistoriados e que são aprovados nessa vistoria, o que quer dizer que todos os seus componentes estão respondendo quando acionados.

Caso nada disso seja suficiente para mostrar como o licenciamento MG é importante, basta pensar nas restrições feitas aos veículos que estão com esse imposto atrasado: se pegos em blitz, eles são rebocados para o pátio do Detran.

Para a retirada desses veículos do pátio, no entanto, é obrigatório que se arque com os valores das diárias, que se pague o valor do licenciamento atrasado e, claro, que se pague também a multa de R$ 293,47, que é correspondente a essa infração.

Diversas transações referentes aos veículos com licenciamento atrasado são impedidas e uma delas é a troca. Por isso, é indispensável pagar o licenciamento de 2020 corretamente caso esteja planejando trocar ou vender o seu veículo.

Como consultar o valor do licenciamento MG

Para pagar o licenciamento MG, é preciso emitir a guia e, neste processo, você já conseguirá consultar o valor a ser pago. No entanto, é importante lembrar que o pagamento pode ser de duas formas:

  • Em três cotas, que são a mesma coisa que três parcelas;

  • Em cota única

Muitos proprietários de veículos preferem o licenciamento MG em cota única por causa da possibilidade de desconto. Independentemente da forma de pagar, você deve fazer o seguinte para consultar o valor:

  • Acesse o site detran.mg.gov.br

  • Informe o Renavam;
    Como consultar o valor do licenciamento MG

  • Informe a placa;

  • Clique na opção “Emitir”

Se houver problemas com a consulta de valor do licenciamento MG pelo site, os postos de atendimento do Detran mineiro também dão essa informação e ainda tiram dúvidas referentes ao funcionamento das cotas.

Tabela do licenciamento MG

O calendário do licenciamento MG ainda não está disponível para o ano de 2020, mas logo o Detran vai informar aos proprietários quando fazer os pagamentos. Essas datas serão distribuídas considerando o número final da placa do veículo: portanto, você terá de pagar no dia ou mês correspondente à sua placa.

Para acompanhar a publicação da tabela do licenciamento MG, é só entrar no site do Detran ou ir até um dos postos de atendimento. Chegando ao balcão, basta perguntar o dia do licenciamento 2020 para o seu final de placa. Inclusive, é possível ter essa informação em despachantes também.

Onde pagar o licenciamento MG

O licenciamento MG pode ser pago em lugares como as casas lotéricas e as agências bancárias, mas não necessariamente aquelas em que você tem conta: o importante é que o Detran especifique essas agências.

No caso de você ser correntista em um dos bancos que recebem o licenciamento MG, o pagamento pode ser virtual ou por meio dos caixas eletrônicos. Todo mundo também tem a possibilidade de fazer o pagamento usando os guichês das agências bancárias.

Para você ter certeza dos bancos nos quais o licenciamento MG pode ser pago, é só entrar em contato com o Detran pessoalmente ou pelos canais de atendimento. Os boletos desse imposto também mostram aonde se dirigir para pagá-los.

Detran MG

Vale a pena entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Minas Gerais sempre que se tem dúvidas com relação ao licenciamento porque essa documentação é primordial para a circulação dos veículos.

Também é altamente indicado buscar o Detran MG como fonte para alterações de identificação nos veículos, contabilização dos pontos da CNH, verificação de multas e muito mais.

Conclusão

É com o licenciamento MG que os veículos com placa do Estado ficam totalmente regulares. Justamente por causa da sua grande importância, o governo autoriza o pagamento em parcelas e a multa para quem atrasa esse imposto chega a R$ 293,47.

Agradecemos muito a sua leitura e reforçamos a necessidade de ficar atento ao calendário do licenciamento MG em 2020.