Saiba o que é necessário para regularizar um imóvel na prefeitura
A regularização do imóvel é necessário em casos de compra e venda de um imóvel. Muitas vezes, todo o processo pode ser considerado burocrático, sendo assim, analisar as escrituras e certidões são alguns exemplos de documentos necessários para regularização de um imóvel.
A legalização de um imóvel é destinado, em sua grande maioria, para uma construção que se iniciou sem a licença prévia. Se a propriedade estiver irregular, além de multas, pode exigir que toda a construção seja bloqueada, em caso de imóveis já construídos, a propriedade pode ser tomada.
Ao regularizar o imóvel, o dono passa a ter o direito legal sobre a propriedade. Além disso, todo o procedimento legalizado com a prefeitura impede as irregularidades judiciais e demais consequências que envolvam o imóvel;
Como por exemplo, impedimento de transações como compra e venda e ficar elegível para doação ou evitar impedimentos de transações que envolvam herdeiros.
Um dos principais motivos que um imóvel pode ser tido como irregular é a falta de documentos. Por isso, listamos abaixo todos os documentos que você precisa para ter um imóvel legal perante a lei. São eles:
- Contrato de compra e venda;
- Escritura do imóvel em questão;
- Matrícula devidamente atualizada;
- Certidões negativas do imóvel;
- Certidão de regularização do Habite-se.
O Habite-se é um dos documentos necessários para o processo de regularização. Este é emitido pela prefeitura e garante que um imóvel foi construído mediante os parâmetros legais.
O documento também é conhecido por estes nomes: Auto de Conclusão de Construção, Auto de Vistoria, Certificado de Conclusão de Obra, Alvará de Utilização ou, ainda, Carta de Habitação.
É importante destacar que esses são os documentos básicos, cada prefeitura pode solicitar certidões extras próprias do município e analisar se você está no grupo de isenção do IPTU.
O que fazer para regularizar o imóvel?
Para organizar os documentos e se livrar de dor de cabeça, é preciso seguir os passos abaixo:
- Entrada do cartório
Esse é o primeiro passo para dar entrada no processo, já que é preciso ter a escritura para, depois, pedir a abertura de matrícula da propriedade.
- Tenha o alvará de regularização
Logo em seguida peça o alvará de regularização. Esse documento serve apenas para imóveis já construídos. Para obras inacabadas ou terrenos verifique a documentação junto ao Habite-se.
- Solicite as certidões negativas
A documentação precisa ser acessada junto à Receita Federal. Através do acesso, é possível identificar possíveis pendências em seu nome, inclusive, o IPTU 2023 RJ, caso você seja da região. Logo em seguida confirme a averbação do imóvel no cartório de registro de imóveis do seu município.